top of page

Webinar promovido pelo BFB e Andrade Gutierrez destaca desafios e oportunidades da Engenharia 4.0


Crédito: Divulgação


Na manhã do dia 15, o BIM Fórum Brasil e a Andrade Gutierrez promoveram um webinar conjunto, tendo como foco a Engenharia 4.0, seus desafios e oportunidades. Com mediação do conselheiro do BFB, Rogério Suzuki, o tema foi conduzido pela gerente de novos negócios e pelo especialista em BIM da construtora, Laura Capiotti e Fábio Montrezor.


Suzuki iniciou os trabalhos traçando um panorama da digitalização, baseando-se nos resultados da última pesquisa realizada pela FGV, cujos números revelam um avanço na adoção do BIM na construção, com um aumento médio de 20% na sua utilização. Esse dado reflete uma tendência crescente em direção à modernização e otimização dos processos na indústria.


Dando continuidade ao debate, Laura e Fábio apresentaram um estudo de caso envolvendo o projeto de uma termelétrica, no qual a empresa tem se destacado pela aplicação de tecnologia de ponta. Foi compartilhada a estratégia adotada, destacando não apenas a implementação do BIM, mas também os desafios superados e os resultados alcançados.


O especialista em BIM destacou a jornada de transformação digital pela qual a construtora tem passado, enfatizando que o caminho rumo à engenharia 4.0 não é instantâneo. De acordo com ele, desde 2010, a empresa vem investindo em melhorias contínuas, integrando a excelência operacional, o BIM e a inovação. "É uma jornada de esforços e comprometimento", ressaltou Montrezor.


Além disso, ele abordou o modelo de negócios da empresa, destacando os direcionadores estratégicos que orientam as decisões executivas, com ênfase na liderança em Engenharia 4.0 e no fortalecimento da transformação digital como pilares fundamentais.


Finalizando, Laura compartilhou os desafios e oportunidades encontrados no contexto da digitalização na construção, evidenciando a importância de uma abordagem estratégica e integrada para superar os obstáculos e aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pela tecnologia.


Para assistir à íntegra do webinar, acesse aqui.




Comments


bottom of page