top of page

Grupos de Trabalho

GRUPOS E PROJETOS DO BIM FÓRUM BRASIL

Os Grupos de Trabalho (GT’s) desenvolvem temas estratégicos propostos pelo BFB para a discussão, desenvolvimento de soluções ou disseminação de conhecimento, abordando de forma prática e sistêmica problemas e desafios da Indústria da Construção. 

Objetivo: Instalar o chapter buildingSMART Brazil.
Bene
fícios: Participação nas ações da bSI; divulgação das melhores práticas de interoperabilidade; contribuição para a qualificação BIM de indivíduos e empresas.

Coordenador: Gustavo Carezzato | Graphisoft e Conselho Administrativo BFB

Secretário: Natã Melo dos Santos | Exponent Engenharia

Conheça e faça parte da buildingSMART Brasil: https://www.buildingsmart.org.br/

  • Grupo 2: BIM Fórum Explica!

Objetivo: Produzir uma série de vídeos curtos sobre BIM.
Benefícios: Promover o esclarecimento de temas incompreendidos sobre BIM e difundir amplamente.

Coordenador: Eduardo Toledo | Conselho Consultivo BFB

Secretário: Joyce Delatorre | Autodesk

 

Assista a 1ª Temporada, com 7 vídeos: 

 

Lançamento 2ª Temporada, com 7 vídeos: 

  • Grupo 3: Caracterização da difusão de tecnologias e práticas digitais no setor da construção brasileiro

Objetivo: Realizar recorrentemente um levantamento nacional sobre a difusão de tecnologias e práticas digitais no setor da construção brasileiro, com especial ênfase em BIM. 

Benefícios: O diagnóstico atual e evolutivo da difusão de tecnologias e práticas digitais, capaz de oferecer informações úteis para avaliar prioridades no desenho e execução de ações voltadas ao desenvolvimento do BIM no setor de engenharia e arquitetura nacional. O resultado pode ser comparado com estudos semelhantes existentes na América Latina e subsidiar diagnóstico continental.

Coordenador: Alessandra Beine Lacerda | Conselho Consultivo BFB

Secretário: Fernanda Machado | Autodesk

Acesse os Resultados das Pesquisas de 2022:

         Tenha acesso às informações e análises significativas das pesquisas na Arquitetura e nas Engenharias, realizadas com mais de 10 mil            profissionais de todas as regiões do país, baixando os e-books: ​

 

 

​​​

  • Grupo 4: Contratação – Diretrizes para incorporação do BIM em contratos e editais

Objetivo: Produzir a Coletânea "Guias de Contratação BIM" com três volumes, tratando dos Conceitos Básicos e Requisitos para Contratação BIM (volume 1), das Diretrizes para Contratos BIM (volume 2)  e das Diretrizes para Licitações BIM (volume 3).

Benefícios: Caracterizar requisitos de informação, capacidades e competências que devem ser explicitados em editais e contratos voltados a entregas e operação de ativos com BIM; caracterizar plano de execução BIM no contexto da contratação; relacionar a produção da informação associada aos regimes de execução contratual.

Coordenador: Ricardo Ferreira Gois | Sinduscon-DF e Tesoureiro BFB

Secretário: Bianca de Miranda | Senai-DF

Acesse a Coletânea "Guias de Contratação BIM":

  • Grupo 5: Evento Internacional BFB

Objetivo: Promover anualmente o evento BIM Fórum Conference Brasil, envolvendo todas as partes interessadas na aplicação e disseminação do BIM na Indústria da Construção.

Benefícios: Articulação e posicionamento internacional sobre o tema, apoio ao governo e fortalecimento das ações de desdobramento da Estratégia BIM BR por todo mercado de AECO; fomento à maior maturidade do mercado de AECO; premiação BFB (nacional).

Coordenador: Erik Vinícius | Sinicon e Conselho Administrativo BFB

Secretário: Cristiane Magalhães | Firjan 

Inscrições abertas BIM Fórum Conference Brasil 2024: https://bimforumconference.com.br/
 

  • Grupo 6: Estrutura de Objetivos Educacionais e Competências BIM

Objetivo: Desenvolver um esquema conceitual para estabelecer Objetivos Educacionais e Competências BIM com foco no mercado brasileiro.
Benefícios: Estabelecer uma referência que oriente conteúdos mínimos para diferentes formações profissionais em BIM; fomentar a formação de profissionais capacitados em BIM; estabelecer referência para certificação de profissionais BIM; sensibilizar aprendizes para as competências e conhecimentos que precisam desenvolver.

Coordenador: Ricardo Bianca | Autodesk

Secretário: Carlos Bomfim | Senai CIMATEC

  • Grupo 7: Objetos BIM para fabricantes da Construção Civil

Objetivo: Desenvolver um Guia orientativo de diretrizes de modelagem de objetos BIM que contemple todas as categorias de componentes fabricados e especificidades das plataformas de modelagem (desenvolvedores BIM); identificar mecanismos de aplicação da Lei do Bem para fomento às iniciativas de desenvolvimento de objetos BIM por fabricantes; produzir o texto base para a publicação da NBR de Objetos BIM proposta na CEE-134 da ABNT.

Benefícios: Compreensão do esforço e custo de modelagem BIM por parte dos fabricantes; subsídios em conhecimento para uma campanha de motivação junto à fabricantes para modelagem de seus componentes; facilitar a modelagem BIM por projetistas através do fomento à disponibilização de bibliotecas BIM de qualidade pelos fabricantes; agilizar a publicação de normas da ABNT.

Coordenador: Ricardo Pires | CCB

Secretário: Lígia Pires | MPD

  • Grupo 8: Roadshow com Rodada de Negócios BFB 2024

Objetivo: Desenvolver e promover o Evento padrão ‘Roadshow’ com Rodadas de Negócios.
Benefícios: Levar conhecimento ao público em geral sobre o BIM e sobre o BIM Fórum Brasil, acelerar a adoção do BIM no Brasil; contemplar cidades não beneficiadas com iniciativas de difusão do BIM; ampliar as parcerias com o BFB.

Coordenador: Jeferson Spiering Böes | Inovacon e Conselho Administrativo BFB

Secretário: Daiane Azambuja | Exponent Engenharia

  • Grupo 9: Coordenação de Projetos BIM

Objetivo: Desenvolver um Guia de Boas Práticas para Coordenação de Projetos BIM nas atividades de mobilização, produção e entrega da informação segundo a ABNT NBR ISO 19650-2. Guiar o mercado sob o foco de uma linguagem prática e simples sobre gestão da informação e suas interfaces na coordenação de projetos de empreendimentos.
Benefícios: Orientar contratantes e projetistas nas melhores práticas em relação à coordenação de projetos ao utilizarem BIM nas fases de concepção, desenvolvimento e execução dos projetos. Aumentar o entendimento do mercado para a criação, coordenação, aceitabilidade, gestão e uso de informações contidas em modelos BIM para o ciclo de vida de um emprendimento.

Coordenador: Karina Matias | CIAARQ 

Secretário: Eduardo Ribeiro | DUDU Ribeiro e Conselho Administrativo BFB

Confira o III Seminário dos GTs do BIM Fórum Brasil 2023 clicando aqui.

Carimbo_edited.jpg
Carimbo_edited.jpg
bottom of page