
Histórico
No dia 7 de dezembro de 2016 foi assinado pelo Ministro Liam Fox (Reino Unido) e pelo então Ministro Marcos Pereira, no MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, às 17:30h, um MOU – Memorandum Of Understanding que estabeleceu a cooperação para a implantação e disseminação do BIM no Brasil.
No dia 05 de junho de 2017 foi publicado o decreto Presidencial que criou o Comitê Estratégico de Implementação do BIM – CE BIM, com o objetivo de propor, no âmbito do Governo Federal, a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM.
O decreto publicado definiu que a Presidência do CE-BIM seria do MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e estabeleceu, na Portaria Nº 1734, de 08 de setembro de 2017, o envolvimento direto dos seguintes outros Ministérios e Órgãos que compõem o Governo Federal:
-
Casa Civil
-
Ministério da Defesa
-
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
-
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
-
Ministério das Cidades
-
Secretaria Geral da Presidência da República
No dia 26 de outubro de 2017 o CE-BIM definiu e aprovou o regimento interno do colegiado. Definiu também a composição do Grupo de Apoio Técnico – GAT BIM, integrado por representantes do governo.
O CE-BIM também validou a criação de 5 grupos de trabalho ad hoc, que deveriam concluir suas atividades até julho de 2018:
-
Regulamentação e Normalização
-
Infraestrutura tecnológica
-
Plataforma BIM
-
Compras governamentais
-
Capacitação em recursos humanos
Foram convidados 8 "especialistas BIM" a participarem destes grupos de trabalho e colaborarem com o desenvolvimento da estratégia de disseminação do BIM no âmbito do Governo Federal:

Gustavo Carezzato
Arquiteto e Urbanista

Wilton Silva Catelani
Engenheiro Civil

Sérgio Scheer
Engenheiro Civil

Alessandra Beine Lacerda
Arquiteta e Urbanista

Humberto Farina
Engenheiro Civil

Rogério Suzuki
Arquiteto e Urbanista

Rafael Fernandes Teixeira
Engenheiro de Produção Civil e Engenheiro de Materiais

Eduardo Toledo Santos
Engenheiro Eletricista
Outros órgãos também atuaram em uma série de reuniões de trabalho, lideradas pela servidora do MDIC Talita Saito, para o desenvolvimento da Estratégia BIM BR, dentre eles:
-
CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo
-
CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção
-
DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
-
Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
-
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
-
ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
-
Infraero
-
Ministério dos Transportes
-
Ministério da Saúde
Esta talvez tenha sido a origem da ideia de criação de uma nova entidade no Brasil, focada no tema BIM, para representar a cadeia da construção de maneira neutra e abrangente.
A estratégia BIM BR foi instituída através do Decreto Presidencial No. 9.377, publicado no dia 17 de maio de 2018, pelo então Presidente Michel Temer e atualmente é regida pelo Decreto Presidencial No. 9.983, publicado no dia 22 de agosto de 2019.
No final do ano de 2018 a CBIC e o SENAI Nacional iniciaram um estudo para pesquisar ´entidades correlatas´ focadas no tema BIM, já existentes e atuantes em outros países. Para a coordenação técnica desse estudo CBIC e SENAI Nacional contrataram os consultores Eduardo Toledo, Rogério Suzuki e Wilton Catelani.
Foram pesquisadas mais de 50 entidades correlatas e focadas no tema BIM, que já existem em mais de 40 países diferentes.
Esse estudo constatou que 8 dessas entidades recebiam o nome de ´BIM Fórum´:
-
BIM Fórum Argentina
-
BIM Fórum Chile
-
BIM Fórum Costa Rica
-
BIM Fórum México
-
BIM Fórum Panamá
-
BIM Fórum República Checa
-
BIM Fórum Uruguai
-
BIM Fórum (USA)
Concluiu-se que a nova entidade brasileira a ser criada deveria se chamar BIM Fórum Brasil.
A CBIC e o SENAI Nacional apoiaram a estruturação da ´proposta´ para a estruturação e funcionamento do BIM Fórum Brasil, especificando a constituição de colegiados, grupos de trabalhos técnicos temáticos e a elaboração de uma minuta de ´estatuto´ que garantisse a governança da entidade de uma maneira neutra e abrangente.
Na busca de alternativas para dar continuidade à iniciativa de criação do BIM Fórum Brasil, surgiu então a ideia de reunir novamente os mesmos 8 especialistas que já haviam contribuído para a elaboração da Estratégia BIM BR, para a formação de um ´Conselho Administrativo Interino´, que pudesse liderar as ações para a efetiva abertura e criação da nova entidade.